sábado, 11 de abril de 2009

Os chumaços da páscoa


Sarava!

Segunda tentativa de lasanha. Pré-fervura na massa, bastante molho bechamel, bla bla bla. Resultado: a mesma miséria. Pior porque esperavam 5 pessoas e meia por ela.

Mas descobri o causador das minhas tragédias lasanherianas! O Forno – esse sofisticado enganador. Eu estava a por a função de calor em cima e em baixo. E tem que ser aquele botão com o desenho giratório, que espalha o calor por todo o espaço de uma forma rotativa (estive a ler com a atenção manual do forno, que explica explicitamente, qual a função para pastas e pizzas). Claro que esta ideia brilhante de ler o manual devia ter sido duas horas antes de decidir fazer a lasanha a 200º com a dita função. Enfim, nem só de lasanhas vive o homem!


Entretanto, e os chumaços?

Alguém me fala deste acessório com paixão? É que se a moda pegou nos anos 70/80 é uma coisa ultrapassada. Esqueçamos essa fase de indumentárias, rasguemos qualquer prova fotográfica e modernizemos. É que ainda há dias os vi em uso. E não arranjo qualquer argumento para eles sobreviverem, a única excepção é para os que não têm ombros, normalmente obesos, mesmo esses, o peso compensa…esqueçam os chumaços!
Agora, para as pessoas baixas, não há razões, a menos que se queiram confundir com jogadores de raigby. Às altas o mesmo sermão. Essas ainda correm o risco de se confundirem com bacalhaus gigantes. Não existem fundamentos para essas mini-almofadas.
Aliás os chumaços só deviam ser postos por obrigação, como multa, substituição de serviço comunitário ou como espantalhos para os campos agrícolas em crise.


E em época de Páscoa pagã, muitas amêndoas, mas para mim só daquelas ranhosas com chocolate por dentro vestidas de várias cores.

_E se eu fosse puta…Tu lias?_
Escultura de Tom Carr, madeira pintada e fio

26 comentários:

*** Cris *** disse...

Oi, vim aqui te desejar uma feliz páscoa! sabe, lasnha pra mim, só aquelas de caixinha...rs.
bjs!

Pelos caminhos da vida. disse...

FELIZ PÁSCOA!

beijooo.

Palma da Mão disse...

Oi linda, vim dizer que a lasanha deve ter ficado optima, esturricada por fora, mas deliciosa por dentro, e os amigos comem sem reclamar, acho eu, rsrs, e trazer-te um sem fim dessas amêndoas de mil cores, com muito chocolate por dentro, eu gosto das de pinhão...e quanto aos chumaços, concordo contigo, mas ainda há quem use?rsrs
Boa Páscoa
Beijinhos
Liliana

Rain Sister disse...

Boa Páscoa. Eu sempre odiei e cortei os chumaços mesmo quendo estavam na moda. Beijinhos

ivone disse...

então uma boa páscoa para ti também. sem chumaços de preferência.



beijos e abraços sem apalpões é claro

MRPereira disse...

Lasanha que não sai bem é o pão nosso de cada dia. Mas ensino-te um truque para o molho da carne. Vai a Espanha ou ao Corte Inglés e compra Tomate Frito. Vais ver a diferença que te faz! :)

Beijinhos

Cláudia disse...

Lasanha não como.
Os chumaços lembro-me bem da minha mãe a comprar-me camisas com os mesmos e eu a corta-los...
Odiava e ainda hoje odeio :)

kris disse...

já vi que tiveste uma aventura com a lasanha. Para a próxima correrá melhor, estamos sempre a aprender.

espero que tenha sido boa a tua Páscoa

um beijo

paulotpires disse...

eu tb só um fã incondicional de lasanha pré-feita...
quanto aos chumaços... não há palavras
ptp

Ana S. disse...

Pois é miuda! Não é só culpar o cozinheiro/a, o forno tem um papel fudamental para que uma receita corra bem. :)
Beijinhos

Deusa Odoyá disse...

Olá minha doce amiga.
desculpe a minha uasência.
Estou de volta e com força toral.
Adoro as lasanhas, seja de que forma forem feitas.
Parabéns um delicioso texto.
Beijinhos de muita paz, amor e luz.
Regina Coeli.

Pelos caminhos da vida. disse...

Abraços significam amor para alguém
com quem realmente nos importamos.....
para nossos avós ou nossos vizinhos,
ou até mesmo para um ursinho amigo......
Um abraço é algo espantoso...
é a forma perfeita de mostrar
o amor que sentimos,
mas que palavras não podem dizer.
É engraçado como um simples abraço
faz-nos sentir bem...
em qualquer lugar ou língua...
É sempre compreendido...
E abraços não precisam de equipamentos,
pilhas ou baterias especiais...
É só abrir os braços e o coração...

Guarde este abraço

beijooo.

as velas ardem ate ao fim disse...

Gosto de rugby...e gosto muito.

bjo

Antheos disse...

Olá Amiga!
Continuação de bom Domingo!
Beijos! António

António disse...

Amiga!
De passagem para desejar um resto de Domingo muito feliz. Aquele abraço! António

Pjsoueu disse...

Linda e misteriosa "escorpiã" :)

Entrei de mansinho, olhei todos os cantos, as persianas das janelas iluminadas pela luz do teu olhar...
Amei a decoração e muito mais o conteúdo :)

beijos

Pj

filipa disse...

também não gosto de chumaços :x
mas gosto de amêndoas de chocolate, e ovinhos :D

beijinho *

Papoila disse...

eheheheh... ler as instruções depois do cozinhado torna a cozinheira vitima e não culpada... eheheh...
os chumaços ainda se usam-se??? pleonasmo propositado... eheheheh...
Beijos

Menina do Rio disse...

O problema da lasanha é só ligar pra pizzaria mais próxima! Por isso sempre tenho os telefones das ditas bem na porta da geladeira.
Agora os " chumaços"... isso é de comer?...........Afe!!!!

Um beijo

Maria Clarinda disse...

Adorei...e...deliciei-me com o teus post.
Jinhos

E se eu fosse mais do que puta, lias?? disse...

Um blog interessante. Adorei a música!Não conhecia esta versão da música de Édith Piaf.Quem é o homem que canta?

lua prateada disse...

Hummm Lasanha...adoro....
Passando para dizer :Vive de maneira a poderes aprender a amar,
ama de maneira a poderes aprender a viver.
Não necessitas de nenhuma outra lição...
E como o FDS está aí então que seja ele para expandires teu coraçao.
Beijinho prateado

SOL

Dri Viaro disse...

Oiee, vim lhe desejar um otimo final de semana
bjsss

Sunshine disse...

Saravá Vizinha que voa !!!

Vim deixar-te um bjinho de fds e um ramo daquelas rosinhas (Sta Teresinha) só para ti.

;)

Fátima disse...

Olá Grande Amiga!

Só mesmo tu para te lembrares de falar nos "chumaços",eheheh!!!!
Acho que alem dos ditos,tambem existiam outras modas um pouco mais antigas,que nao lembravam ao diabo,lol....cada vez que vejo as minhas fotos com 15 anos vestida como se tivesse 50..é mesmo de fugir.
Quanto a lasanha,apesar de adorar culinária,é um prato que nao tenho o hábito de fazer, em geral eu cosinho um pouco na base do improvisionamento.

Deixo-te uma beijoca enorme....nao tarda muito estou de regresso...temos de combinar um cafézinho:)!

Tomáz disse...

Lasagna é uma arte, assim como cozinha em geral. Uma boa receita é a Lasagna à Piemonte. Gosto de amêndoas também, mas não ranhosas.
Beijos. Tomáz.