quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

"Bossa" Boleia


Sarava!

Em fim de tarde chuvoso e com ventos que soam ao ronco de uma avó a dormir a sesta no sofá ,em dias cujas horas não chegam, parada num semáforo tocam-me ao vidro.

- Não me conhece pois não? – perguntou um senhor, de pouco cabelo branco, com um ar pacato.

- Não. – respondi eu, surpreendida, baixando o volume da bossa nova que me absorvia.

- Pois não, mas dá-me boleia? Até ali à frente.

Raciocinei durante alguns segundos, pensando no cenário surreal com que me deparava e respondi.

- Dou!

O senhor entrou, com guarda-chuva e uma saca de pão, com alguma dificuldade. Tagarela, o senhor ia-me falando de um casal que lhe dera boleia dias antes, e depois da paróquia a que pertencia. Eu interrompia-o com questões de direcção e com “sim’s” e “ah pois”.

E com estas e outras, atrasadíssima, deixei o senhor à porta do seu prédio, afastando-me do meu caminho (indo precisamente no sentido oposto ao que devia). As repercussões positivas desta odisseia foram:

Não fui assaltada nem violada!

Recebi um poema da paróquia intitulado “o sorriso”.

Fiz uma boa acção!

As consequências menos positivas foram:

A gasolina a mais que gastei...

O tempo que perdi (cheguei muito mais atrasada)!

Os sermões que ouvi de pais e pessoas responsáveis que gostam de mim pelo risco que corri ( como “dás boleia a um desconhecido??? És maluca? Com as notícias todas”.... blá blá blááá)

Ainda tentei atenuar, com desculpas que remetiam ao perigo que os idosos correm... Que o senhor teve sorte porque eu podia ser uma psicopata criminosa... Que acabou tudo bem...e, recorrendo a princípios da igreja católica apostólica romana, que ajudei o próximo...

Whatever... não repitam. E claro que acabam de comprovar a minha (in)sanidade mental.


_E se eu fosse puta...Tu lias?_


P.s.-Imagem de Marcela Navascués, "El cielo cae sobre nuestras cabezas", 30x30x5cm, técnica mista e luz s/madeira, 2008


51 comentários:

Gui disse...

Afinal era só um velhinho encantador...como eu. Nós não fazemos mal a uma mosca. Quanto ao risco que ele podia correr de ser violado...se calhar ele não se importava nada, dadas as circunstâncias de se tratar de uma senhora. Um beijo e desculpa lá a brejeirice.

Cláudia disse...

Acho que se fosse eu também era capaz de fazer o mesmo...


E provavelmente também ia ouvir um sermão daqueles que gostam de mim!!!

Mas sentiste-te bem...isso é que interessa :)

Maria Clarinda disse...

E aqui estás!!!Sarava! Adorei o teu texto. Tinha saudades tuas. Jinhos muitos

Luis F disse...

Voei no teu blogue e digo-te Saravá :)

Beijinhos
Luis

dragao vila pouca disse...

Ó maçoila eu lia mesmo tu não sendo, mas não consigo, essas letras cor de rosa no fundo azul claro, não me deixam ler.
Muda isso.

Beijinhos

Ana S. disse...

Saravá!
Quem é viva sempre aparece!
Dar boleia a desconhecidos é sempre perigoso mas felizmente tudo correu bem :p
Beijos

Rafeiro Perfumado disse...

Pesados os prós e os contras, acho que se impunha dar-te umas nadegadas, para não voltares a repetir a "boa acção".

Beijoca, já tinha saudades de te "ver"!

Vanda Maio disse...

Olá minha querida.
Saudades de passar por aqui :)

Eu não o faria, sou sincera. Acho que só o toque no vidro seria o suficiente para colar gás lol.

Beijinho

dragao vila pouca disse...

A música é óptima.

Quanto ao resto...tem juízo menina!
Escolhe outro tipo de aventuras.
Beijinhos

Menina do Rio disse...

Penso que seguiste o teu coração e isso é lindo! Qualquer coisa que viesse a acontecer seria consequencia e estamos sujeitos a isso. Eu certamente faria o que fizestes.

Um beijo pra ti

tulipa disse...

Obrigada pela visita e por dares a conhecer o teu espaço .
Gostei bastante
tulipa

tulipa disse...

Obrigada pela visita e por dares a conhecer o teu espaço .
Gostei bastante
tulipa

Oliver Pickwick disse...

Não me surpreende, pois sempre soube que era uma garota boazinha, de coração do tamanho do arco-íris.

Não tão longa quanto a sua, também dei uma pausa no mundo de Matrix. Mas já estou de volta.
Bom "vê-la" outra vez.
Um beijo e muito axé!

P.S.: A canção bossa nova era?

a)Garota de ipanema
b)O Barquinho
c)Insensatez
d)Desafinado
e)Se todos fossem iguais a você

Antonio saramago disse...

Primeiro , tives-te um acto de coragem e segundo ficou-te muito bem essa tua acção.

cõllybry disse...

Cuidado...Afinal era amoroso...

Estou de volta, tudo bem?

Bjca, com selinhos

Carla disse...

bom fiquei congfuse entre dar-te os parabéns pela boa acção ou dizer-te para teres cuidado porque da próxima podes não encontrar pela frente alguén tão decente
beijos e bom fds

Papoila disse...

Olá menina:
"O coração tem razões que a razão desconhece...", grande máxima que ainda está actual ;).
Qualquer decisão tem riscos...
Beijos

as velas ardem ate ao fim disse...

Boa pessoa é oq ue a menina é!

um bjo

lua prateada disse...

Podes ter tudo o que quiseres,se o quiseres com desespero suficiente.
Tens de o querer com exuberância que irrompe da pele e se funde com a energia que criou o mundo...
Lindo domingo.
Beijinho prateado com carinho

SOL

António Silva disse...

Olá cara Amiga!
Entrei e… meu olhar vagueou por este seu excelente cantinho! Ah! Gostei do que li... Beijos! António

Léia Carvalho - LC disse...

Eita velhinho porreta

Aline Dias disse...

acabo de caminhar na chuva na volta pra casa, quando ela não está furiosa ela me faz feliz =)

Avid disse...

Podes crer k eu fazia igual. I love the music.
Bjs meus

Inside Me disse...

lia sim ^^ belo texto...

Simplesmente eu... disse...

És completamente maluca!!!!!
Não te lembraste de tudo o k podia correr mal?!
Doidona tens de te preservar, keremos k escrevas muitos e longos anos!!
jinhos

VANUZA PANTALEÃO/OBRA LITERÁRIA disse...

Saravá e a bênção, minha querida e desaparecida Amiga!Rsss.
Nossa, se você soubesse o quanto já fiz coisas que nenhum ser humano faria!
Como se diz na gíria:"Quem morre de véspera é peru! E mais: "Ninguém traz letreiro na testa!"
Tão bom fazer um velhinho ou qualquer pessoa (até animal) feliz, né?
Te congratulo pelo gesto!!!
Beijossss

ivone disse...

tu e os velhos nunca me enganaram!

e essa bethânea está demaissssssssss

clap clap clap clapppp

Bernardo Moura disse...

Da forma como descreveu, não vejo qualquer problema em ter dado boleia a esse senhor. Contudo, tenha cuidado com as pessoas que possam parecer inofensivas e que utilizam esse seu trunfo para actuar.

Gostei do seu espaço!

Voltarei.

Cumprimentos

ahnizos disse...

ooh...tão lindo, parecia q estava a ler uma historia saida de um livro agora =)
mt bom
ja tinha saudades d t ler e agora a primeira coisa q leio passado tanto tempo é isto ^^
pois é é perigoso e se fosse eu provavelmente ñ confiava, mas ainda bem que correu tudo bem **

xanata disse...

no outro dia tambem tive de dar boleia a pé a uma sra idiosa.. coitadinhos.. eles precisam que nós os ajudemos.. e que ouçamos todas aquelas historias que eles tanto gostam de nos contar.. :D
Boa acçao!

Pelos caminhos da vida. disse...

Obrigada pela visita!

O selo da "Proximidade" esta esperando vc la.

beijooo

Pelos caminhos da vida. disse...

Obrigada pela visita!

O selo da "Proximidade" esta esperando vc la.

beijooo

Vieira Calado disse...

Sempre fui um apaixonado por sermões!
Só tenho pena de não ter ouvido o santo, em pessoa, a sermonejar aos peixes...

Bjs

o que me vier à real gana disse...

Olá!

Mas k sorte teve... o senhor! eheheh!

Agora a sério, correste um riscozito, heim!
Bora lá, tá td bem!

Bjs

Val Du disse...

Que história!
Aqui no Brasil em certos lugares não podemos nem pensar em fazer isso, é tanto golpe; inclusive de velhinhos.
Mas também penso que a intuição nos direciona, mas é preciso cuidado sempre.
Mas parabéns p/ você, sem dúvida essa história é muito maneira. :)
Beijos.

Sonynha disse...

Pois... nao e uma situaçao mesmo nada vulgar, mas eu por exemplo ja ajudei idosos,que por vezes se esquecem onde sao as coisas,ou para onde vao,e ficam tao desorientados que tenho pena e vou sempre perguntar se precisam de ajuda... Um dia, quem sabe se nao precisaremos.

kiss

Cadinho RoCo disse...

Sentiu que podia fazer o que fez e atendeu ao senhor falante e feito está. Então gosta da bossanova?
Cadinho RoCo

mensageira disse...

Provavelmente nao o faria, mas entendo o seu impulso, assim como tantos outros que temos por um ou outro motivo, ou simplesmente porque acreditamos nas pessoas e nas suas boas intençoes.

Mensageira
www.memoriasecretas.blogs.sapo.pt

O Profeta disse...

A terra dorme em sobressalto
Um grito brota da alma
Danço com esta bruma de Inverno
Rodopia em meu peito uma estranha calma

Águas despertas, Mar bravio
Cai sobre mim um nevoeiro perverso
Uma onda estende seu manto de espuma
Açoita as pedras adiando o regresso


Boa semana


Mágico beijo

Vanda Maio disse...

Linda, acabei de te carimbar com um prémio.
Passa pelo meu blog.

Beijoca

Sunshine disse...

Saravá!!!

Há horas de sorte !!!

A dele que teve a boleia que precisava e a tua porque era uma pessoa inofensiva.

Enfim ... uma boa acção, ás vezes é preciso deixar as percauções de lado e fazer o que manda o coração ....

Beijinhos

:)

Silvia disse...

Ain quero crer que existam muitas pessoas boas como você e como o senhor à que você ofereceu carona.
Entro aqui de vez enquando, mas esta é a primera vez que comento, farei isso mais vezes.

beijo
silvia

cõllybry disse...

Estar bem, mesmo é no quentinho...

Vim deixar uma bjca

lua prateada disse...

Na tempestade do vento
Xuva e vento...frio
Passei voando
Arrastada por um fio.

Não passei por nada
Apenas ,porque de mim emana
Grande amor por meus amigos
Passei desejando bm fim d semana.

Beijinho prateado com carinho

SOL

Conceição Duarte disse...

Menina, adorei seu blog, o nome dele e como vc deixa a pergunta final... Amei o texto também, e leria sim, de qualquer jeito hahahahahahahah

Lindo!

Super beijinhus CON DUARTE

António Silva disse...

Olá Amiga!
Gostei! Desculpa a invasão dominical... mas tinha de ser. Vou invadindo... Beijos. António

Paulo T Pires disse...

realmente uma boa acção...
mas não deixa de ser complicado fazê-lo...

Vanda Maio disse...

Deixei-te um desafio no meu blog ;)

Beijinho

elisabete fialho disse...

Bom...na realidade é sempre um risco...mas a vida sem correr um risco pequenino e calculado não tem sabor...eheheheheheh
Foi um dia diferente "Prontosssssssssssss"
Abraço de muito carinho

elisabete fialho disse...

Bom foi um risco, mas a vida sem correr um risco ou outro pequeninos e calculados não tem sabor
"Prontossssssssssssssssss" foi um dia diferente
Beijo ternurento

Fátima disse...

Sim sra uma boa acçao fica bem a qualquer um,porque ir até Barcelona e ter um encontro com alguem a quem nunca tinhas visto,tambem nao deixa de ser uma grande aventura...mas os nossos coraçoes sabem distinguir as pessoas más das boas:)!

Beijocas grandes!!